Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - IPV6
 
 

Módulo 4: Estratégias de transição para IPv6

Sistemas Operacionais que Suportam IPv6

Hoje em dia, a grande maioria das empresas que fabricam ou distribuem sistemas operacionais se encontram preocupadas em fornecer suporte para que seus produtos trabalhem com o protocolo IPv6. Sistemas operacionais como Linux, FreeBSD, Solaris e AIX se encontram já em uma fase bem adiantada de suporte a IPv6.

Empresas como Microsoft também tem se mostrado interessadas em fornecer suporte para que seus sistemas operacionais possam utilizar as vantagens que o protocolo IPv6 proporciona. Os sistemas operacionais Windows 95, Windows 98, Windows NT e Windows 2000 já possuem patches para serem adaptados a trabalhar com IPv6.

Linux

O Linux começos a trabalhar com IPv6 já nas versões 2.1.x do seu kernel. Os recursos que ele inicialmente dispunha eram a capacidade de fornecer túneis IPv6 utilizando protocolo IPv4, e reconher endereços IPv6 nativos.

O Linux possui uma característica que é o fato de não necessitar de patches no kernel para trabalhar com IPv6, ainda mais quando se utiliza a versão 2.2.x do kernel. Em matéria de alterações, o que necessita ser feito no sistema operacional é a atualização dos arquivos que trabalham com rede, ou seja, os comandos de rede. Os comandos que inicialmente precisam ser atualizados para trabalhar com IPv6 são o ping, route, ifconfig, nslookup e outros.

Uma série de grupos, em muitos lugares do mundo, começaram a desenvolver aplicações para que fosse possível trabalhar com este novo protocolo. Com o lançamento da glibc 2.6, que já vem junto com o pacote RedHat 6.0, começou-se a ter mais recursos para desenvolvimento de aplicações de rede, tendo-se em vista os novos recursos de programação disponibilizados por esta biblioteca.

Entre os países que possuem grupos trabalhado no desenvolvimento de aplicações para o Linux, pode-se citar a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão.

Solaris

A Sun, empresa que fabrica o Solaris, lançou, já faz algum tempo, patches para que o Solaris 7 pudesse trabalhar com o protocolo IPv6. No dia dois de novembro de 1999, a Sun lançou, nos Estados Unidos, a versão 8 do Solaris, com suporte nativo a IPv6. O Solaris 8 é distrubuído tanto para plataformas Sparc, como para plataformas x86.

Muitas das aplicações que rodam em Solaris com suporte a IPv6 são distribuidas pela própria Sun, em pacotes fechados. Estes pacotes já se encontram prontos para a instalação, requerendo apenas a parte de configuração para que possa haver um melhor desempenho dependendo das características da rede que se está utilizando.

 
   
Apresentação | Conteúdo | Bibliografia | Contato | Créditos
anterior
  próximo
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil