Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - IPV6
 
 

Módulo 2: Estrutura do Protocolo IPv6

Endereçamento IPv6: Modelo de Endereçamento IPv6

No IPv6 foram especificados apenas 3 tipos de endereços: anycast, multicast e unicast, os quais estão descritos nas próximas sessões.

O modelo de endereçamento IPv6 é muito semelhante ao modelo de endereçamento IPv4. Cada endereço unicast indica uma única interface de rede. Endereços IP são assossiados a interfaces de redes, e não a nodos propriamente ditos; desta forma, um nodo com uma ou mais interfaces de rede podem ter mais do que um endereço IPv6. Qualquer um destes endereços IP é indicador do nodo. Um endereço unicast é assossiado a apenas uma interface de rede, enquanto que uma interface de rede por ter assossiada a sí vários endereços unicast. Cada interface de rede deve ter pelo menos um endereço unicast assossiada a ela.

Neste contexto, há um importante detalhe, sendo também uma importante exceção,a qual se refere a conexões do tipo "ponto a ponto". No IPv4, todas as interfaces de rede, incluindo conexões ponto a ponto conectadas a um roteador (como em muitas conexões Internet Dial-Up), requerem um endereço IP dedicado. Com muitas organizações utilizando este tipo de conexão para conectar escritórios distantes, cada conexão oferecida necessita de sua própria sub-rede, perdendo grandes números de endereços IP. No IPv6, não são necessários endereços específicos para o ponto final de conexões "ponto a ponto". Isto ocorre quando o nodo que se encontra no final do conexão não estiver transmitindo ou recebendo tráfego IPv6 de nodos vizinhos. Em outras palavras, se dois nodos estão meramente passando tráfego, um endereço IPv6 não se torna necessário.

 
   
Apresentação | Conteúdo | Bibliografia | Contato | Créditos
anterior
  próximo
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil