Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - IPV6
 
 

Módulo 2: Estrutura do Protocolo IPv6

Endereçamento IPv6: Endereços Unicast

Os pacotes unicast são, conforme [RFC2374] pacotes endereçados a um único host, isto é, um host em específico. Este é o tipo de endereçamento utilizado quando se usa uma aplicação como telnet, por exemplo, onde tem-se a necessidade de um pacote ir exclusivamente de um host específico a outro.

O formato de um endereço unicast, definido em [RFC2374], está descrito na figura abaixo.

3
13
32
16
64
FD ID
TLA
NLA ID
SLA ID
Interface ID

Um endereço unicast ficaria assim descrito:

  • FP = 001 ( Prefixo de Formato ) -Este é o prefixo de formato utilizado para identificar um endereço unicast global.
  • TLA = 0x1FFE (Identificador de Agregação do Nível Superior): Designada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority) para testes do 6bone, sobre o patrocínio do Grupo de Trabalho sobre Transições e Testes de atividade do 6bone da IETF (Internet Engineering Task Force). O uso deste identificador é temporário. Todos os usuários deste identificador serão requisitados a alterá-lo no futuro. Ele contém informações sobre o nível mais alto de roteamento. Além disso, refere-se ao maior nível de informação de roteamento da rede, e atualmente definido, ele não pode ter mais que 8192 rotas diferentes de nível superior.
  • NLA ID (Identificador de Agregação de Próximo Nível): Este espaço será designado pelo administrador do TLA-ID, em uma hierarquia suficientemente grande para poder identificar o trânsito de redes e sites de usuários finais, de forma consistente com a arquitetura e topologia do 6Bone. Em outras palavras, as organizações que recebem este identificador (provavelmente incluindo grandes provedores de acesso a Internet e outros provedores públicos de acesso) podem colocar este campo na sua própria hierarquia de endereços.
  • SLA ID (Identificador de agregação a nível de site): Este campo é usado por uma organização individual para criar sua própria hierarquia de endereçamento local e poder identificar sub-redes. Com 16 bits disponíveis é possível criar 65.535 sub-redes. Utilizando os 8 primeiros bits para roteamento do nível superior, a organização poderá ter 255 sub-redes de nível mais alto, cada uma podendo ter outras 255 sub-redes.
  • INTERFACE ID (Indetificador de Interface): Este campo de 64 bits contém um valor, também de 64 bits, baseado no identificador de interface IEEE EUI-64.
 
   
Apresentação | Conteúdo | Bibliografia | Contato | Créditos
anterior
  próximo
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil