Conceitos Básicos

A tecnologia ISDN (Integrated Services Digital Network), também conhecida no Brasil como RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados) é uma tecnologia digital para telefonia que surgiu para substituir a tecnologia analógica de acesso telefônico existente. A nova tecnologia digital, além dos serviços de voz da telefonia convencional (analógica), torna disponíveis serviços de comunicação de dados, com velocidades superiores às conseguidas hoje com os modems analógicos. 

Alguns exemplos do potencial de utilização do ISDN: 

Existem dois tipos principais de interfaces ISDN: BRI (ou Básico), voltado ao assinante (residência/empresa) e o PRI (ou Primário), voltado aos provedores de acesso (ISP) e Corporações. 

 

Histórico

Como a grande parte da infra-estrutura de telecomunicações, ISDN é baseada no sistema de comutação de circuitos. O qual foi projetado para transmissão analógica de voz, sendo insuficiente para as aplicações atuais e futuras de comunicação de dados. Em 1984, prevendo um grande aumento na necessidade de comunicação ponto-a-ponto inteiramente digital, as empresas de telecomunicações PTTs e o CCITT juntaram-se concordando em criar um novo sistema telefônico de comutação de circuitos completamente digital até o início do século XXI. Criando-se assim o serviço ISDN.