Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - VÍRUS DE COMPUTADOR
   

Módulo 6 - Cuidados

Cuidados na escolha do antivírus

Um cuidado que todo o usuário deve ter é o de manter seu sistema antivírus sempre atualizado, já que, devido à velocidade com que os novos vírus surgem, ferramentas desatualizadas podem ser incapazes de identificar novos agentes. Trata-se de um conceito importante, pois a função primordial de um utilitário desse tipo é detectar vírus, por mais óbvio que isso possa parecer. Porém, muitos usuários se sentem seguros apenas com o fato de saber que um antivírus está instalado. Mas se esse for incapaz de proteger o usuário dos vírus mais recentes, sua eficiência pode ser tão boa quanto a de um cartaz “Não Entre” pendurado numa porta sem tranca. Para nossa garantia é preciso ter um programa específico capaz de detectar e eliminar os vírus que possam entrar no computador. O problema pode ocorrer na hora de escolher um entre os programas antivírus existentes. As companhias que desenvolvem este tipo de software estão pesquisando constantemente para combater estas pragas eletrônicas. Por isso, há muitos programas desse tipo. Mas os bons, devem ter certas características que expomos aqui. Você deve prestar atenção nelas quando comprar um antivírus. Alguns antivírus oferecem uma proteção excelente, mas outros deixam a desejar. Há programas, por exemplo, que se limitam a informar se o computador esta infectado e, no máximo matam os vírus mais freqüentes. Outros só funcionam quando são executados, e não de maneira permanente. Leve em conta que os programas mais completos são os que incluem tudo o que listamos a seguir.

  • ALCANCE: Uma característica importante de um bom antivírus é a quantidade e a diversidade de tipos de vírus que ele é capaz de detectar. Há mais ou menos sete mil vírus conhecidos, além das suas múltiplas variações. Quanto mais vírus o programa reconheça e elimine, melhor.
  • ATUALIZAÇÕES: É muito importante que o antivírus aceite atualizações periódicas. Assim o seu computador estará protegido dos vírus mais recentes.
  • PROTEÇÃO PERMANENTE: Um bom antivírus deve ser capaz de atuar permanentemente. Com essa opção, o programa protege automaticamente o computador desde o momento que é ligado até ser desligado.
  • SERVIÇO TÉCNICO: Muitas empresas que fabricam antivírus tem um serviço técnico capaz de criar rapidamente antídotos para os vírus mais novos. Tenha a certeza de que os fabricantes de seu antivírus ofereça estes serviços.
Para se manter protegido contra ações das pragas virtuais, o importante realmente é que se tenha um programa antivírus sempre atualizado. A grande maioria das opções disponíveis para estações de trabalho funciona de forma muito semelhante, com dois módulos principais: um para rastreamento sob demanda e um programa residente na memória que analisa qualquer programa e documento que é aberto, bloqueando-o quando estiver infectado. Praticamente todos os antivírus existentes no mercado detectam as mesmas pragas, pois, assim que elas são descobertas, são catalogadas quase simultaneamente nas listas de todos os desenvolvedores. Portanto, o desempenho de detecção pouco varia de uma solução para outra e um dos principais pontos que diferencia o antivírus é a forma como ele pode ser atualizado. Atualmente, a maneira mais eficiente para essa atualização é a automática on-line – o usuário não precisa tomar a iniciativa de ir até o site nem de executar qualquer programa. A atualização automática acontece sempre que o usuário se conecta à Internet; nos momentos em que há ociosidade de tráfego, o antivírus busca no site do fabricante as últimas vacinas.

anterior
  próximo
Apresentação | Conteúdo | Glossário | Links | Contato | Créditos
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil