Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - VÍRUS DE COMPUTADOR
   

Módulo 4 - Como são transmitidos

Disquete

Evite deixar um disco flexível no computador quando desligá-lo. Na reinicialização, o computador tentará ler a unidade de disquete e é neste momento que o vírus de setor de inicialização pode infectar o disco rígido.
Sempre proteja seus disquetes contra gravação depois de terminar de gravar neles.

Que São Vírus de Setor de Inicialização (ou de Boot)?

Os vírus do setor de inicialização são vírus que infectam o "setor de inicialização" de um disco rígido ou de um disquete. O que é um setor de inicialização? Quando um computador é iniciado, uma das primeiras coisas que ele precisa fazer é examinar uma parte especial do seu disco rígido (ou disquete se estiver na unidade de disquete) para ler informações ou códigos sobre como inicializar. Isto é o setor de inicialização. Quando a máquina é iniciada e lê este código especial, ela também carrega parte deste código na memória RAM.

Quando um vírus de setor de inicialização infecta o setor de inicialização da unidade, esta parte do código é substituída pelo vírus ou coexiste ele. Quando o computador infectado é inicializado, ele carrega não só o código normal limpo, mas também o código com vírus. Quando o vírus é carregado na memória, sempre que você tenta acessar um disquete na sua unidade de disquete, este vírus residente na memória verifica se o código está no disquete. Se estiver, nada acontece. Mas se o disquete ainda não estiver infectado, o vírus grava uma cópia dele mesmo nos setores de inicialização do disquete. Se alguém deixar este disquete na unidade de disquete na próxima vez em que o computador for inicializado, o vírus será carregado na memória e recomeçará o processo.

Que acontecerá se você inicializar com um disquete infectado, mas a sua máquina não estiver infectada? Se você reiniciar um computador usando um disquete infectado, mas a própria máquina estiver limpa, quando este vírus é carregado na memória, ele verifica os setores de inicialização da unidade de disco rígido local para ver se existe uma cópia dele mesmo. Caso contrário, ele copiará a si próprio no setor de inicialização da unidade de disco rígido e infecta a máquina.

anterior
  próximo
Apresentação | Conteúdo | Glossário | Links | Contato | Créditos
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil