Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - IPV6
 
 

Módulo 2: Estrutura do Protocolo IPv6

Endereçamento IPv6: Endereços Multicast : Formato dos Endereços Multicast IPv6

Ao contrário de endereços unicast IPv6, que possuem diferentes formatos, os endereços multicast IPv6 aderiram a um formato mais rígido, como na figura abaixo. Nos endereços multicast devem ser utilizados apenas os endereços dos grupos destinos; nem sempre os datagramas são originados com endereços multicast em suas origens.

8
4
4
112 bits
11111111
flgs
scop
group ID

O primeiro octeto, que é totalmente composto por bits 1, identifica que é um endereço do tipo multicast. O restante do endereço é composto pelo seguinte:

  • flgs. Ele é atualmente composto por quatro bits de flags. Apenas o quarto é atualmente setado. Se ele não estiver setado, marca como sendo um endereço multicast conhecido. Os endereços conhecidos são os definidos pela autoridade global sobre numeração Internet. Os demais endereços são conhecidos como transeuntes. Alguns exemplos de endereços conhecidos são mostrados na tabela 3.
Endedreço
Descrição
FF01:0:0:0:0:0:0:43
No mesmo nodo do remetente
FF05:0:0:0:0:0:0:43
No mesmo site do remetente
FF0E:0:0:0:0:0:0:43
Na internet
  • scop. Este campo de quatro bits contém um valor que indica o limite do espaço, ou seja, a distância abrangida pelo grupo multicast; em outras palavras, indica se o grupo multicast deve incluir apenas nodos da mesma rede local, mesmo site, mesma organização, ou o resto do mundo. Os valores possíveis são de 0 a 15, e são mostrados na tabela abaixo.
Valor
Descrição
0
reservado
1
nodo no local
2
link local
3
não definido
4
não definido
5
site local
6
não definido
7
não definido
8
organização local
9
não definido
A
não definido
B
não definido
C
não definido
D
não definido
E
global
F
reservado
  • group ID. Este campo de 112 bits indica o grupo multicast. O mesmo indicador de grupo pode representar diferentes grupos, dependendo se o endereço é transeunte ou conhecido, e dependendo do seu campo scop.
 
   
Apresentação | Conteúdo | Bibliografia | Contato | Créditos
anterior
  próximo
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil