Comitê Gestor da Internet no Brasil
Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos

 
CURSOS ONLINE - IPV6
 
 

Módulo 2: Estrutura do Protocolo IPv6

Endereçamento IPv6: Endereços Especiais e Reservados

O primeiros 0,03% dos endereços IPv6, todos os endereços que comecem com os bits 0000 0000, são considerados endereços reservados. Muito do espaço reservado ainda está vazio, porém ainda serão muitos os endereços reservados que deverão ser encontrados daqui para a frente. Estes tipos de endereços incluem:

  • Endereço não especificado: Este endereço possui zeros em toda a sua extensão. Ele é útil quando precisamos de um endereço que não seja válido, como por exemplo, quando um host acessa uma rede pela primeira vez, e não tem um endereço IP assossiado a ele, precisando tem um endereço origem para fazer uma requisição de configuração. Este endereço é representado como 0:0:0:0:0:0:0:0, ou de forma abreviada, ::, como explicado na sessão anterior.
  • Endereço de loopback: No IPv4, o endereço de loopback é definido como 127.0.0.1; qualquer pacote endereçado a ele seria enviado a interface de rede - porém sem ser transmitido pelo link da rede. Endereços de loopback são úteis para testes de softwares, assim como configurações. O endereço IPv6 de loopback é formado inteiramente por zeros, com excesão do último bit, que é 1. Em outras palavras, o endereço de loopback ficaria representado da seguinte maneira: 0:0:0:0:0:0:0:1, ou simplesmente ::1.
  • Endereço IPv6 carregando endereço IPv4: Existem dois tipos destes endereços, um permite que nodos IPv6 acessem nodos IPv4 que não suportam IPv6, enquanto que outro permite que roteadores IPv6 possam fazer um túnel para enviar pacotes IPv6 utilizando a rede IPv4. Este tipo de endereço será explicado com maiores detalhes nas próximas sessões
 
   
Apresentação | Conteúdo | Bibliografia | Contato | Créditos
anterior
  próximo
2003 - GTRH - Comitê Gestor da Internet no Brasil